Workshop Projeto Biomas – cultivo de árvore na propriedade rural é positivo para o produtor e para o meio ambiente

Lançado em 2010, o Projeto Biomas é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas. O Projeto Biomas conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (SEBRAE), da Monsanto, John Deere e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) (https://www.projetobiomas.com.br).

No dia primeiro do mês de novembro de 2016 representantes de diversas instituições de ensino e pesquisa que fazem parte do Projeto Biomas Mata Atlântica participaram do II Workshop, realizado no auditório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Vitoria, ES. O Workshop teve como objetivo apresentar o panorama de desenvolvimento do projeto e as perspectivas para sua execução até o término, previsto para 2019, segundo a bióloga do Incaper e coordenadora do Bioma Mata Atlântica, Fabiana Ruas.

No Bioma Mata Atlântica, os projetos são desenvolvidos na propriedade rural do agricultor Silvestre Milanezi, no município de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, em uma área de 35 hectares totalmente degradados. Dos 24 subprojetos, dois são coordenados por pesquisadores do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira da Universidade Federal do Espírito Santo (DCFM/UFES), Elzimar de Oliveira Gonçalves e Adriano Ribeiro Mendonça.

Durante o evento o pesquisador do NUPEMASE Marcos Vinicius Winckler Caldeira apresentou dados parciais dos dois subprojetos: MA09 – Crescimento e qualidade da madeira de vinhático (Plathymenia foliolosa) sob diferentes fertilizações de N, P e K e MA06 – Manejo de plantios de Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis em pequenas propriedades rurais, visando multiprodutos. O subprojeto “Crescimento e qualidade da madeira de vinhático (Plathymenia reticulata) sob diferentes fertilizações de N, P e K” é coordenado pela pesquisadora do NUPEMASE Elzimar de Oliveira Gonçalves. O mesmo tem como principal objetivo avaliar a sobrevivência, o crescimento, o desenvolvimento e a qualidade da madeira sob o efeito doses diferentes de NPK. O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais/CCAE-UFES Ray Luiz Babilon Carreço e membro do NUPEMASE está fazendo a sua dissertação com os dados do subprojeto MA09.

A CNA e a Embrapa realizaram entre os dias 16 a 18 de novembro de 2016 em Brasília, DF, o I Workshop Nacional do Projeto Biomas. Um dos objetivos do evento foi apresentar aos produtores rurais, técnicos e pesquisadores os primeiros resultados práticos dos experimentos realizados em cada um dos seis biomas brasileiros (Mata Atlântica, Cerrado, Pampa, Amazônia, Caatinga e Pantanal). O pesquisador da Embrapa Florestas, Alexandre Uhlmann, apresentou o panorama geral do projeto, detalhando as etapas realizadas em cada bioma. Alexandre explicou que o projeto possibilitou à equipe indicar as espécies a serem plantadas para cada tipo de solo, os tipos de espécies que efetivamente se desenvolvem melhor de acordo com o ambiente; além de modelos de plantios para os sistemas produtivos e experimentos com restauração de Reserva Legal (RLs) e Áreas de Preservação Permanente (APPs) (https://www.projetobiomas.com.br).

Outra palestrante do encontro foi da pesquisadora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Fabiana Ruas, que também fez um balanço positivo dos resultados no Bioma Mata Atlântica. “São três anos de experimentos com resultados de extrema importância para o produtor rural, principalmente na questão da madeira de lei espécie nativa da região que hoje tem pouca remanescente e os produtores precisam ter uma alternativa para o uso dessa árvore”, frisou.