Programa de Sementes da Flona de Pacotuba

No dia 19 de dezembro de 2017, às 09 horas na sede da Flona de Pacotuba participaram da reunião os representantes da Floresta Nacional de Pacotuba, Comitê da Bacia do rio Itapemirim, BRK Ambiental e professores do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira/CCAE-UFES. A reunião teve como objetivo apresentar a proposta de trabalho para o ano de 2018 do Programa Sementes da Flona de Pacotuba e discutir possibilidades de parceria para fortalecimento do Programa e da Rede de Sementes Florestais do Entorno do Caparaó e Bacia do Rio Itapemirim.

O Programa em sua nova fase tem como meta implantar uma unidade demonstrativa de Área de Produção de Sementes – APS no interior da UC com mudas oriundas de sementes coletadas nas mais de 400 matrizes marcadas na Flona. As instituições participantes reconhecem a importância das atividades propostas para a recuperação e conservação da Bacia do Rio Itapemirim, além de servirem como campo para desenvolvimento de pesquisas e estágios.

Foram discutidos os seguintes encaminhamentos: a) Utilização do Viveiro Florestal Universitário/DCFM/CCAE – UFES para produção das mudas utilizadas no Programa; b) Verificar possibilidade de contratação de mão-de-obra para produção de mudas com recursos do Comitê e/ou outro tipo de parceria; c) Verificar possibilidade de formalizar parceria com a Prefeitura de Jerônimo Monteiro para apoio ao Programa.