Terceira Missão Institucional – Universidade Autónoma Gabriel René Moreno, Bolívia

Representantes da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (Prof. Fabricio Gomes Gonçalves e Prof. Marcos Vinicius Wincker Caldeira) em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa – UFV (Prof. Afonso de Paula dos Santos e Prof. Odilon Gomes Pereira) e do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa-CENTEV (Flavia Gonçalves Carneiro) (Foto 01) estiveram no período de 21 a 25 de junho de 2016 em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, para a terceira missão institucional na Universidade Autónoma Gabriel René Moreno (UAGRM). As atividades realizadas durante a terceira missão foram definidas no projeto “Transferência em Ciência e Engenharia para o Fortalecimento Institucional de Pesquisa Científica e Acadêmica Universitária e Impulso para a Promoção de Empreendimentos de Base Tecnológica”, aprovado e financiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Além de universidades do Brasil (UFES e UFV) e da Bolívia (UAGRM), o projeto conta com a participação da Universidade da Costa Rica (Tecnológico de Costa Rica) e da Universidad Autonoma del Estado de México.

Destaca-se como atividades dessa terceira missão da Comitiva-UFV as seguintes palestras: ”Presentación de la Carrera Ingeniería em Agrimensura y Cartografía de la Universidade Federal de Viçosa”, ”Empresas Juniores da UFV”, “Innovation Link” e “Prácticas de Ensilaje y Calidade de Ensilage”.

Os professores Fabrício Gomes Gonçalves e Marcos Vinicius Winckler Caldeira, do Departamento de Ciências Florestal e da Madeira/CCAE-UFES proferiram a palestra intitulada “Tecnología de Productos Forestales vs Silvicultura” para estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da Faculdade de Ciências Agrícolas-UAGRM (Fotos 02 e 03).

Durante a visita os professores da UFES Fabrício Gomes Gonçalves e Marcos Vinicius Winckler Caldeira, participaram de uma discussão sobre o Sistema Boliviano de Certificação de Bosques e Incentivos (SBCBI) (Foto 04) e uma reunião na Câmara Florestal da Bolívia sobre o Setor Florestal boliviano (Foto 05) e futuras parcerias entre a Câmara e a Faculdade de Ciências Agrícolas-UAGRM. Também conheceram a propriedade (Fazenda Experimental) Yabaré (Foto 06) com o professor Pedro Saravia da UAGRM.

A terceira missão institucional na Universidade Autónoma Gabriel René Moreno foi encerrada com uma reunião entre os representantes de todas as instituições envolvidas, onde foi discutido a possibilidade de execução de um projeto piloto que integre a Silvicultura e a Indústria Madeireira com a participação do DCFM-UFES e a Faculdade de Ciências Agrícolas-UAGRM, com enfoque principal em pesquisa.