Fibria renova parceria tecnológica com a UFES

A Fibria e a Universidade Federal do Espírito Santo renovaram no dia 02 de agosto de 2016 em Vitória, ES uma parceria tecnológica que mantêm há 12 anos e que resultou em investimentos de aproximadamente R$ 1,5 milhão por parte da empresa. Nesta nova fase, a Fibria vai repassar outros R$ 250 mil em bolsas de estudos nos próximos dois anos, além de avaliar, juntamente com a universidade, repasses para o desenvolvimento de novos projetos científicos. Os recursos, aplicados pela Fibria nesta parceria, são destinados a bolsas de estudos e a projetos científicos que contribuam para impulsionar o setor de florestas plantadas e para consolidar o Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE/UFES) como um local de excelência em tecnologia florestal.

Na mesa, Dirceu Pratissoli, diretor do CCAE; Neyval Costa Reis Junior, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFES; Reinaldo Centoducatte, reitor da UFES; Fernando de Lellis Bertolucci, diretor de Tecnologia e Inovação da Fibria; e Robert Sartório, gerente de Manejo e Recursos Naturais da Fibria.

O diretor de Tecnologia e Inovação da Fibria, Fernando Bertolucci, diz que o convênio contribui para a incorporação de novas tecnologias ao processo produtivo florestal da empresa. “A parceria entre a Fibria e a UFES viabilizou a realização de diversas pesquisas científicas, colaborando com a formação acadêmica dos alunos e com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia florestal no Espírito Santo”.

Ele acrescenta que, nesta nova fase do convênio, a expectativa é que os recursos sejam direcionados para formação de profissionais com mais experiência no mercado de trabalho, que poderão atuar em um ambiente de desafios e de pesquisa aplicada. Bertolucci ressaltou que esta parceria foi muito bem-sucedida até o momento, sendo, inclusive, um dos casos de sucesso apresentado pelas duas instituições na conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), ocorrido em 2013 em Vitória, ES.

“O modelo de parceria adotado envolve repasse financeiro, mas também um casamento entre desafios e oportunidades de desenvolvimento conjunto, que é capaz de criar um ambiente mais propício ao desenvolvimento tecnológico”, afirma Bertolucci.

Os professores Marina Donária Chaves Arantes e Gilson Fernandes da Silva, do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (DCFM/CCAE-UFES), apresentaram uma síntese dos resultados obtidos por meio do convênio entre Fibria e UFES.

Coordenadora do convenio profª Marina Donária Chaves Arantes entregando o relatório do convênio entre Fibria e UFES ao diretor de Tecnologia e Inovação da Fibria, Fernando de Lellis Bertolucci.

Até o momento, 21 subprojetos já foram contemplados e 26 dissertações de mestrados foram elaboradas e defendidas com apoio da Fibria. Durante esses 12 anos, a Fibria apoiou, por meio de concessão de bolsas de pesquisa, 59 estudantes de Pós-graduação em Ciências Florestais da UFES, contabilizando um investimento de R$ 669 mil. Em projetos de pesquisa o valor investido foi de R$ 824 mil.

Os pesquisadores do Núcleo de Pesquisa Científica e Tecnológica em Meio Ambiente, Silvicultura e Ecologia (NUPEMASE) Marcos Vinicius Winckler Caldeira, Elzimar de Oliveira Gonçalves e Sustanis Horn Kunz participaram como coordenadores, respectivamente, nos seguintes subprojeto: Estudos de ciclagem de nutrientes em uma microbacia hidrográfica – Aracruz, ES; Planejamento do uso do solo e aproveitamento da propriedade para obtenção de multiprodutos nas condições do Sul do ES e; Levantamento florístico e dinâmica populacional da vegetação nativa em uma microbacia experimental na empresa Fibria Celulose S.A.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Avenida Governador Lindemberg, 316 - Centro, Jerônimo Monteiro – ES | CEP 29550-000