Feira de ciências em escola pública de Guaçuí, ES

Com o tema sustentabilidade, aconteceu no dia 28 de outubro de 2016, a Feira de Ciências Da Escola estadual de Ensino Médio Monsenhor Miguel de Sanctis, em Guaçuí-ES. O evento contou com a participação da UFES/NUPEMASE e de outras instituições. No período matutino os pesquisadores Bruna Tomaz Sant’Ana e Paulo Henrique de Souza proferiram a palestra intitulada “Água: o nosso bem maior”. Nesse momento, os alunos e professores presentes tiveram a oportunidade de refletir sobre a alarmante escassez de água que o município e a região vêm enfrentando nos últimos anos e as suas causas, ainda foi apresentado o exemplo de um projeto de restauração florestal e recuperação ambiental, de grande porte, realizado na divisa dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

Os alunos que estudam no período vespertino foram contemplados com a palestra intitulada “Crise Hídrica” proferida pelos pesquisadores Julia Siqueira Moreau, Ray Luiz Babilon Carreço e Valéria Hollunder Klippel. Nesta palestra, os pesquisadores ressaltaram sobre as causas que podem levar ao déficit hídrico e como as ações humanas podem contribuir para amenizar os efeitos desse fenômeno. Além disso, apresentaram alguns projetos realizados no estado do Espírito Santo pelos pesquisadores do NUPEMASE e por outras instituições que buscam recuperar áreas degradadas e conservar ecossistemas.

Na oportunidade, o NUPEMASE presenteou o colégio com a doação de mudas de árvores nativas da região, tendo a escola se prontificado a realizar, juntamente com os alunos, o plantio das mesmas. Além das mudas, foram distribuídos aos alunos uma cartilha e cartazes sobre a Universidade Federal do Espírito Santo e o curso de engenharia florestal, ressaltando como a temática ambiental é contemplada na sua grade curricular. Desta forma, o NUPEMASE contribuiu para o desenvolvimento de um dos três pilares fundamentais da Universidade, a extensão. Em ações como essas, é possível, além de levar conhecimento científico aos jovens, aproximá-los da realidade universitária e despertar neles o interesse pela continuação dos estudos.

Pesquisadora Bruna Tomaz Sant’Ana proferindo a palestra intitulada “Água: o nosso bem maior”, para o turno matutino do Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis.

Pesquisador Paulo Henrique de Souza discorrendo a respeito do projeto de restauração florestal e recuperação ambiental, de grande porte, realizado na divisa dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, para o turno matutino do Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis.

Pesquisador Ray Luiz Babilon Carreço ministrando a palestra intitulada “Crise Hídrica” para os alunos do período vespertino do Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis.

Pesquisadora Julia Siqueira Moreau apresentando diferentes projetos de recuperação ambiental desenvolvidos no estado do Espírito Santo e o curso de Engenharia Florestal para os alunos do período vespertino do Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis.