Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da UFES participam do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo

O mestrando Roberto Rorras dos Santos Moura, o professor Dr. Marcos Vinicius Winckler Caldeira e o doutorando Kallil Chaves Castro, participaram do XXXV CBCS 2015, maior evento realizado no país na área de solos. O mesmo reuniu cerca de 3.000 pessoas e apresentação de mais de 2.000 resumos expandidos, contando com alunos de todos os níveis de formação acadêmica.

O evento foi realizado na cidade de Natal – RN, entre os dias 02 a 07 de agosto de 2015 e teve como objetivo discutir temas relacionados ao “solo e suas múltiplas funções”. Contou com palestrantes renomados da Austrália, Estado Unidos, França, Alemanha, Canadá, Espanha, Áustria e pesquisadores importantes do Brasil.

Os três representantes apresentaram resumos expandidos na forma de e-pôster e o trabalho “FÓSFORO DA SERAPILHEIRA ACUMULADA ESTIMADO POR MEIO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS” foi contemplado com a apresentação oral, realizada pelo mestrando Roberto Rorras dos Santos Moura. O mesmo relata a satisfação e a experiência da apresentação oral na sua primeira participação no CBCS, demonstrando a qualidade das pesquisas realizadas no NUPEMASE, e oferecendo esse reconhecimento a todos os integrantes, pela ajuda e contribuição no seu crescimento profissional e como pesquisador.

O mestrando Roberto Rorras dos Santos Moura apresentando o trabalho “FÓSFORO DA SERAPILHEIRA ACUMULADA ESTIMADO POR MEIO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS”, no formato oral.

Prof. Dr. Marcos Vinicius Winckler Caldeira apresentando o trabalho “ESTOQUE DE CARBONO ORGÂNICO DO SOLO EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL SUBMONTANA, ES”, no formato e-pôster.

O Doutorando Kallil Chaves Castro apresentando o trabalho “ESTOQUE DE CARBONO NO SOLO AO LONGO DE UM GRADIENTE ALTITUDINAL EM FLORESTA OMBRÓFILA DENSA MONTANA, ES”, no formato e-pôster.

O mestrando Roberto Rorras dos Santos Moura apresentando o trabalho “REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA ESTIMAR O NITROGÊNIO DA SERAPILHEIRA ACUMULADA”, no formato e-pôster.