Segunda reunião técnica do projeto “Caracterização genética, crescimento e sequestro de carbono em plantios de espécies florestais não tradicionais no sul do ES”
Ocorreu entre os dias 12 e 15 do mês de julho no Departamento de Ciências Florestais e da Madeira/CCAE-UFES, na cidade de Jerônimo Monteiro – ES, a segunda reunião técnica do projeto “Caracterização genética, crescimento e sequestro de carbono em plantios de espécies florestais não tradicionais no sul do ES”. Este projeto teve início em novembro de 2014 e conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES.
A reunião teve como objetivo promover um ambiente de interação e de discussão entre os pesquisadores envolvidos no projeto como forma de atingir o cumprimento das metas estabelecidas. Estiveram presentes na reunião pesquisadores da UFES, da UFPR e do IFES, campus de Alegre.
Na programação foram analisados os primeiros resultados referentes à quantificação da biomassa e à estocagem de carbono que é objeto de duas teses de doutorado em Ciências Florestais. Foram apresentados também os resultados parciais sobre a caracterização genética referente a duas dissertações de mestrado. Aproveitando a ocasião, o Dr. Carlos Roberto Sanquetta apresentou para os pesquisadores e para o público, em geral a palestra “Biomassa e Carbono no Contexto dos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa” e na sequência a Dra. Greyce Charllyne Benedet Maas apresentou a palestra “Metodologias para Quantificação de Necromassa Florestal”.
No encerramento da programação o professor Dr. Marcos Vinícius Winckler Caldeira, coordenador do Nupemase e do projeto, agradeceu as parcerias e avaliou como muito positiva a reunião para o sucesso do projeto.
Pesquisadores do Nupemase e da UFPR no Departamento de Ciências Florestais e da Madeira da UFES, em Jerônimo Monteiro – ES.
Dr. Carlos Roberto Sanquetta durante a apresentação da palestra Biomassa e carbono no contexto dos inventários de emissões de gases de efeito estufa.
Drª. Greyce Charllyne Benedet Maas durante a apresentação da palestra Metodologias para quantificação de necromassa florestal.