Departamento de Ciências Florestais e da Madeira e o NUPEMASE desenvolvem ações para recuperar áreas degradadas no Sul do Espírito Santo

O Projeto Desenvolvimento de Ações para a Recuperação de Áreas Degradadas no Sul do Espírito Santo é um convênio entre a Rosal Energia S.A. e a Universidade Federal do Espírito Santo o qual possui como objetivos principais:

A realização de estudos genéticos e marcação de matrizes na área alvo;

A realização de pesquisas na produção de mudas florestais nativas tomando-se como referência a lei nº 10.711/03 para atender a programas de restauração ambiental e;

O monitoramento de revegetação de áreas degradadas, segundo diversas técnicas, tendo como área alvo de estudo o entorno do reservatório da UHE Rosal.

O projeto têm como principal meta, a produção de mudas de espécies florestais nativas, ocorrentes na região sul do Espírito Santo, para restauração das áreas da Rosal. Deste modo, para atender à necessidade produtiva de mudas essenciais para a recuperação de áreas degradas, são previstas diversas melhorias na infraestrutura no viveiro florestal do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira/CCA-UFES.

Atualmente o viveiro florestal oferece a seguinte infraestrutura:

Um galpão, com infraestrutura básica de banheiros, almoxarifado, pequeno laboratório e demais compartimentos para guardar ferramentas, insumos, etc. O mesmo ainda conta com um local adequado para realização de diversas atividades, como beneficiamento de sementes, enchimento de tubetes.

Uma casa de sombra com capacidade para semeadura de 12 mil mudas de espécies nativas em tubetes de 280 cm³ por vez.

41 canteiros suspensos que comportam aproximadamente 60 mil mudas de espécies nativas em tubetes de 280 cm³ por vez, considerando o espaçamento adequado.

Uma casa de vegetação para estudos de propagação assexuada e sexuada.

Para execução das atividades pertinentes no viveiro, o mesmo conta com um funcionário fixo contratado pelo projeto, e a contratação de terceirizados por tempo determinado de acordo com a demanda. Além de mais um funcionário fixo destinado à marcação de matrizes e a coleta de sementes.

O viveiro também funciona como um laboratório de práticas para atuação de estudantes de graduação em Engenharia florestal, possuindo no momento 8 estagiários voluntários, que executam diversas atividades complementares aos conhecimentos adquiridos nas disciplinas teóricas.

Além disso, a área abriga experimentos de estudantes de Iniciação científica e de pós-graduação em Ciências Florestais.

Estrutura da casa de sombra e dos canteiros suspensos – Área experimental, Jerônimo Monteiro/ES

Infraestrutura do galpão de produção de mudas – Área experimental, Jerônimo Monteiro/ES

Produção das mudas utilizadas para recuperar áreas degradadas no Sul do Espírito Santo.